sexta-feira, 26 de abril de 2013

Dissociação iônica e Ionização não são sinônimos

Dissociação iônica

Se uma substância formada por ligações iônicas for colocada na água, ela pode ou não se dissolver. Sendo solúvel, o retículo cristalino do sólido se rompe e seus íons separam-se no solvente, podendo se movimentar livremente. Essa mobilidade possibilita a condução da corrente elétrica

Ex.: 
Obs. No estado sólido substâncias iônicas não conduzem corrente elétrica.

Ionização

Algumas substâncias formadas por ligações covalentes, se forem solúveis ou miscíveis em água, podem dar origem aos íons. Isso se deve a ionização. Em água, as substâncias moleculares polares podem quebrar de forma desigual originando íons.

Ex.:





Resumindo: Dissociação iônica é a separação dos íons já existentes na substância iônica.
                  Ionização é a formação de íons a partir de uma molécula.

quinta-feira, 25 de abril de 2013

Análise Química

Qualitativa x Quantitativa

    A análise química qualitativa estuda as identidades das substâncias numa dada amostra, visando dar resposta à questão: O que é? Esta resposta implica no reconhecimento da presença ou ausência de uma ou mais espécies químicas. Os métodos de análise podem ser físicos ou químicos, sendo que o primeiro método se baseia na relação entre a composição química e algumas propriedades físicas (ex.: densidade e solubilidade).Os métodos químicos são aqueles em que o elemento ou íons a identificar é transformado em um composto que deve possuir determinadas características, tornando certa a identificação da partícula em análise. 
Os métodos de análise qualitativa podem ser realizados através de ensaios por "via seca", em que a amostra e os reagentes se encontram em estado sólido e a reação é realizada por aquecimento a alta temperatura, ou por ensaios "via úmida", que se baseiam em reações entre ácidos, bases e sais, em solução aquosa, permitindo identificar diretamente, não os elementos, mas sim os seus íons.

      Ao contrário da qualitativa a análise Quantitativa estuda as proporções num dada amostra. É um tipo de análise que refere-se ao conjunto de métodos quantitativos e qualitativos. Trata-se de uma análise mais precisa, objetiva, visando que a observação é mais controlada do que na análise qualitativa. Durante a análise os dados obtidos na amostra são anotados, verificados e existe também o uso de cálculos, preparo de soluções entre outros métodos que se enquadram na análise quantitativa.

Atomística - Evolução dos modelos atômicos

A primeira ideia de átomo surgiu no século V a.C. com o grego Leucipo, que o definiu como a menor partícula indivisível da matéria.
Ignorada por vários séculos essa ideia só foi retomada no início do século XIX pelo inglês Dalton, com o intuito de explicar as leis de Lavoisier e de Proust. Para Dalton o átomo era uma esfera maciça, homogênea e de massa e volume que variavam de acordo com o elemento químico

Demócrito

O átomo é a menor parte da matéria
a=não      tomo=divisível

Dalton

Teoria da bola de bilhar - o átomo é uma esfera indivisível e indestrutível






Thompson

Teoria do pudim de passas. O átomo é uma esera positiva, com partículas negativas (elétrons), incrustadas na sua superfície.






Rutherford

Realizou um experimento onde bombardeou uma fina lâmina de ouro com partículas radioativas e pesadas.















Com isso ele concluiu:
- no átomo existem espaços vazios;
- no átomo existe um núcleo denso e pequeno
- o núcleo é positivo
1º Núcleo: Denso e pequeno onde estão presentes os prótons (+) e ou nêutrons
2º Eletrosfera: Região pouco densa onde estão os elétrons (-)

Borh 

Para ele a eletrosfera estava dividida em camadas.












Borh definiu que para um elétron saltar para camada mais distante do núcleo era necessário o átomo receber energia. Quando essa elétron retorna-se a posição de origem, o átomo emitiria energia na forma de luz (lâmpadas)

Sommerfeld

Definiu que na eletrosfera há camadas e subcamadas
-Elemento Químico

Onde:
Z= nº atômico
A= nº de massa


Para um átomo: Z= prótons+elétrons
O número de massa é dado por: A= prótons+nêutrons